quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A manipulação da mídia

Leia abaixo um trecho da carta escrita por Rodrigo Vianna, ex-repórter da Rede Globo de Televisão, e a resposta de Luiz Claudio Latgé, o chefe de jornalismo da Rede Globo.


"Quando cheguei à TV Globo, em 1995, eu tinha mais cabelo, mais esperança, e também mais ilusões. Perdi boa parte do primiero e das últimas. A esperança diminuiu, mas sobrevive. Esperança de fazer jornalismo que sirva para tranformar ainda que de forma modesta e pontual. Infelizmente, está difícil continuar cumprindo esse compromisso aqui na Globo. Por isso, estou indo embora. Quando entrei na Tv Globo, os amigos, os antigos colegas de Faculdade diziam: você não vai agüentar nem um ano naquela TV que manipula eleições, fatos, cérebros. Agüentei doze anos. E vou dizer: costumava contar a meus amigos que na Globo fazíamos- sim- bom jornalismo. Havia, ao menos, um esforço nessa direção."
Rodrigo Vianna.


"O repórter Rodrigo Vianna foi informado hoje de que o contrato dele, que termina dia 31 de janeiro, não será renovado. A comunicação com um mês de antecedência é uma exigência do contrato. Está claro que o Rodrigo preparou-se para este momento, a ponto de ter uma longa mensagem pronta a ser divulgada. Os motivos da não renovação nada têm a ver com a cobertura das eleições, como ele especula. Em respeito a ele, jamais pretendi torná-los públicos nem farei isso agora. Rodrigo, porém, nem os quis conhecer. Ao ouvir de mim que o contrato não seria renovado, saiu intempestivamente de minha sala e enviou um e-mail para a Redação".
Luiz Claudio Latgé.



Através destes documentos podemos observar o papel da mídia nesse mundo capitalista em que vivemos. Mídia essa que vincula as informações, transmitindo apenas o lado que lhes convém.
Porém a Globo não está errada, no ponto de vista dela claro! Pois é através da manipulação para com toda a "massa" que ela obtém seu lucro, e como dizia Maquiavel: "Os fins justificam os meios". Partindo dessa epígrafe, podemos dizer que se ela faz tudo que faz, é porque tem seus motivos, que é visar o lucro, óbvio! E nada mais.
E além de tudo tem a hipocrisia de dizer: Globo é mais você!
Não é a toa que Rodrigo Vianna, em sua carta, dizia que estava faltando Lealdade nesse mundo globalizado. E por não estar de acordo com os "abusos" cometidos lá dentro, saiu da Rede Globo.
E como resposta temos que ver Luiz Claudio Latgé, dizendo em sua carta, que Rodrigo Vianna escreveu tudo isso pois seu contrato havia vencido e eles não iriam renovar.

Sinceramente, tudo não passa de frases feitas, discursos em cima de discursos, que nunca mudaram e nunca mudarão este mundo que beneficia exclusivamente a classe dominante, a hipócrita burguesia.
É Rodrigo Vianna agüentou até demais....



Fonte: http://http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13180&editoria_id=4

Nenhum comentário: