quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Aquecimento Global: causas naturais ou responsabilidade do homem?



O Aquecimento Global é um fenômeno climático de grande extensão que vem ocorrendo há pelo menos 150 anos. Consiste no aumento da temperatura média na superfície do planeta, cujo significado tem sido objeto de análise por parte dos cientistas.

Boa parte da comunidade científica entende que o aumento na concentração de poluentes de origem antrópica na atmosfera é a principal causa do efeito estufa. Nosso planeta recebe radiação emitida pelo Sol, devolvendo grande perta dela para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um aumento significativo da temperatura global. Denomina-se, então, efeito estufa a absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas, impedindo que as mesmas "escapem" para o espaço exterior.

Segundo james hansen, diretor do NASA Goddard Institute for Space Studies, numa conferência apresentada recentemente na reunião anual da American Geophysical Union, a principal evidência do aquecimento global encontra-se nas medições de temperatura registradas em estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os dados mostram que o aumento médio da temperatura foi de 0,5°C durante o século XX. Os maiores aumentos foram observados em dois períodos: de 1910 a 1945 e de 1976 a 2000. Atualmente, as concentrações dos chamados gases estufa estão se intensificando devido à atividade industrial, aos veículos movidos a combustíveis fósseis e ao desmatamento (as plantas retiram o dióxido de carbono da atmosfera). Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e da redução de áreas geladas, do aumento do nível global dos amres, do El Niño e de outros eventos extremos decorrentes do mau tempo. Períodos mais longos de secas, furacões mais intensos e inundações têm sido cada vez mais freqüentes.
O derretimento da calota polar da Groenlândia, em uma velocidade maior do que a prevista, é um sinal de que essa é a tendência mais forte hoje.
Enquanto isso, as lideranças dos países mais ricos do mundo seguem empurrando com a barriga um problema que não cessa de lançar sinais de alerta.
CONHECENDO UM POUCO MAIS:
Filme recomendado: Uma verdade incoveniente
Fontes:
Texto-Cursinho Objetivo

Nenhum comentário: