sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Diminuiu a pobreza no Brasil !


Só assim mesmo para se dizer que diminuiu a pobreza no Brasil viu?!!



Fonte:
http://www.patodelaranja.com/blog/

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Brasil é o quinto melhor país para se investir...

NOTÍCIA!
Brasil é quinto melhor país para se investir, segundo estudo da Unctad.

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) qualificou o Brasil como o quinto melhor país do mundo para se investir, segundo um estudo divulgado hoje.Segundo o relatório "Perspectivas do Investimento Mundial", elaborado pelo organismo da ONU e apresentado hoje em Genebra (Suíça), os investimentos internacionais das multinacionais crescerão nos próximos três anos, apesar das atuais inquietações financeiras e do aumento do protecionismo em alguns países.Mais de dois terços dos cerca de 200 diretores das principais corporações pesquisadas pela Unctad se mostraram dispostos a aumentar seus investimentos no exterior até 2009.Segundo declarou hoje em entrevista coletiva o economista da Unctad Jean-François Outreville, "a Ásia foi um dos principais destinos dos investimentos nos últimos cinco anos, e continuará sendo no futuro".Desta forma, os dois países mais atrativos para receber novos recursos econômicos são China e Índia, ao tempo que o Vietnã vai ganhando terreno, e já é o sexto mais bem avaliado pelos empresários.No entanto, os diretores não perderam interesse por dois Estados Unidos e Rússia, que ocupam o terceiro e o quarto postos, respectivamente.Fora o Brasil, o México é o único país latino-americano entre os vinte preferidos das multinacionais, aparecendo na nona colocação.Apesar de um leve aumento no interesse pela região em 2006, o especialista da Unctad afirmou que há uma "estabilização" dos investimentos externos na América Latina.Ainda não se sabe se o protecionismo de alguns Governos da região pode diminuir os investimentos no futuro, já que, segundo Outreville, "os empresários pesquisados não foram ouvidos sobre este assunto".Dos Estados europeus, só Reino Unido e Polônia figuram entre os dez países mais bem avaliados pelos empresários. O estudo revela, no entanto, como os países do Leste Europeu estão se tornando mais atraentes neste ponto."A criação de novas filiais é a opção preferida entre os pesquisados para entrar nos países em desenvolvimento. Já nos desenvolvidos, (os empresários) se inclinam à busca de fusões ou à aquisição de empresas", destacou Outreville.O principal motivo que faz os empresários investirem no exterior é o acesso a mercados de grandes dimensões ou de rápido crescimento e, em menor medida, a busca de recursos, principalmente de mão-de-obra qualificada.Por outro lado, o que faz as multinacionais desistirem de seus negócios no exterior são as situações de guerra ou de instabilidade política, além da instabilidade financeira e de mudanças no regime de investimentos.



Fonte: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/efe/2007/10/04/ult1767u104331.jhtm

Haiti: a independência

O HAITI é o mais negro país do mundo fora a África: sua população é composta por 97%% de negros. No entanto, a elite do país é formada por mestiços (fruto da mistura entre ex-escravos e espanhóis). A independência do Haiti começou a ser desenhada em 1791, após uma revolta escrava em que seu líder, Toussaint LOuverture, decalrou-se presidente e promulgou uma constituição para o recém-liberto do país. A frança, potência colonial que dominava o Haiti, invadiu-o, seqüestrou LOuverture e o enviou para Paris, onde ele foi assassinado. Isso depois da Revolução Francesa, cujo lema era "Liberdade, igualade e fraternidade". A revolta continuaria; o Haiti alcançou sua independência em 1804.


Fonte: Módulos de Sistematização do Pueri Domus

Relações Econômicas Brasil/ China

Os acordos Brasil e China nos governos FHC e Lula

É grande a motivação do governo Lula em colocar as relações Brasil/ China em um novo patamar. Essa estretégia de política externa fica evidente quando se observa que, em menos de três anos no poder, o atual governo assinou mais acordos com os chineses que Fernando Henrique Cardoso nos seus dois mandatos.
Desde janeiro de 2003, data em que Lula assumiu a presidência no Brasil, entraram em vigor 18 entendimentos nas áreas de ciência e tecnologia, esportes, tranportes, etc. Metade desses entendimentos foram assinados durante a visita presidencial a China em 2004. Em contrapartida, ao longo dos oito anos do governo FHC foram assinados apenas 17 acordos em nove áreas distintas.
Não por acaso, a visita do presidente Lula à China em 2004, assinando 14 entendimentos entre empresas brasileiras e chinesas, entre eles:
- Entre a Petrobrás e a Sinopec, para exploração de petróleo em terceiros países;
- Entre o Banco Nacional de desenvolvimento econômico e o Citic group;
- Entre a Companhia do Vale do Rio Doce e a Shanghai Group Corporation..etc.

Em síntese, pode-se dizer que os resultados econômicos positivos iniciais estimularam o governo Lula a "apostar na China", acreditando que os ganhos econômicos para o Brasil seriam irrestritos, e que se poderia conceder vantagens ecnômicas à China em troca de uma maior projeção da política externa brasileira no cenário internacional, que contaria com o suposto apoio chinês.


Obs: para maiores informações e maior detalhamento acesse o site http://www.fes.org.br/media/File/temas_internacionais/fes_briefing_papers/as_relacoes_economicas_entre_brasil_e_china_2006.pdf

Amazônia, uma disputa internacional

A Amazônia se converteu em uma das mais importantes regiões do planeta, tanto ecológica como economicamente. Como sabemos, trata-se da maior floresta tropical do planeta, que possui a maior bacia hidrográfica. Atrai interesses dos mais diversos- no século XXI, destaquem-se os seus usos pela indústria farmacológica e a incalculável riqueza mineral de seu subsolo.
tudo isso gerou uma indisfarçável disputa internacional, que coloca a floresta na mira das grandes potências. A cobiça normalmente se esconde por detrás da expressão 'internacionalização".


"Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os museus do mundo. O louvre não deve pertencer apenas à França[...]
[...]Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país[...]
[...]Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos dos brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa".

Economista Cristovam Buarque.

Leitura recomendada...

O pensador marxista Eric Hobsbawm, aos 90 anos, acaba de lançar novo livro de ensaios: “Globalização, democracia e terrorismo”, no qual afirma que o império norte-americano no mundo está com os dias contados. Ele diz que “as idéias podem viajar, mas não a bordo de tanques”. Hobsbawn não profetiza: não fala em prazos ou datas, mas diz que "o mundo hoje é muito complicado para que apenas um país o domine". Para ele, a única certeza sobre a atual superioridade norte-americana é que ela será, para a história, apenas um fenômeno temporário, como foram todos os impérios.

Eu concordo com Eric Hobsbawm quanto ao fato de que todos os impérios um dia farão parte da história, já que no universo tudo é dinâmico, e o maior sempre estará por vir, não há limites para quebra de recordes, é viver para ver.
E eu lhes pergunto: Os EUA são um império em decadência?

Renan Calheiros: uma piada...

Leia abaixo alguns trechos do discurso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que negou as denúncias de que teve contas pessoais pagas por lobista de empreiteira.

"Senhoras Senadoras
Senhores Senadores
É com o sentimento de indignação e constrangimento que falo ao Senado Federal e à Nação. Nunca pensei nem desejaria jamais fazê-lo para rasgar a minha alma e tendo de revelar segredos sagrados do que de mais pessoal se possui, que é a família, para defender-me de uma infâmia, de um pseudo-escândalo. Um pseudo-escândalo sobre minha vida pessoal. Pessoal sim! Estou aqui para provar, demonstrar, exibir e reiterar de que se trata de uma questão pessoal, isso em rede nacional.
Indignação porque ninguém teria outro sentimento, senão este, ao ver-se constrangido a violar sua privacidade, com o risco e o perigo de atingir os entes que lhe são mais caros e confessar pecado, que somente deveria fazer no confessionário, para pedir perdão e receber penitência..."


É...ISSO É BRASIL...





*Fontes*
Charge: http://charges.uol.com.br/2007/06/21/boi-do-renan-jailhouse-rock/
Texto: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL43511-5601,00.html


CONHECENDO UM POUCO MAIS...
*Vídeo complementar*
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL43511-5601,00.html